Um bom design de embalagens posiciona marcas e vende produtos. Usa cores, desenhos, imagens para comunicar uma marca pela embalagem. Mas há outros elementos que falam muito sobre a identidade da marca e que devem ser considerados na criação de embalagens.

Empresas estão sempre interessadas nas opiniões dos consumidores e nas tendências de consumo. Muitas estratégias são criadas baseadas em estudos de mercado. E uma das grandes tendências de 2019 são as embalagens que levam em conta questões ambientais. Uma pesquisa feita pela Tetra Pak em 2018 afirma que 47% dos consumidores brasileiros procuram por selos ambientais, como FSC (Forest Stewardship Council), embalagem reciclável, embalagem criada com matéria-prima renovável e outros. E 48% da nossa população separa os resíduos para a coleta seletiva, número mais alto dentre os países em desenvolvimento pesquisados.

Isso mostra que a preocupação com o meio ambiente é um fator muito relevante para o consumidor e deve ser refletido na criação de embalagens. Investimentos feitos por empresas e indústrias em benefício do meio ambiente precisam ser repassados ao consumidor para estimular a reciclagem e atrair os consumidores que já tem esse cuidado.
Selos importantes devem ser conquistados e a transparência é o principal caminho para conquistar o consumidor. Por isso as empresas precisam acompanhar essa nova tendência de mercado e se unir aos consumidores neste movimento para salvar o mundo.


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Fonte: SA Varejo