Os benefícios do clarificante Millad NX 8000 para polipropileno (PP) são amplamente conhecidos. Mas agora, os convertedores, particularmente na Ásia, estão percebendo o lado positivo do produto e estão começando a alavancar os benefícios de ganho de produção e o uso do selo de validação ambiental UL (UL Environmental Claim Validation – ECV) como uma vantagem competitiva.

A Milliken Chemical trabalhou em conjunto com a Associação de Utilidades Domésticas da China para ajudar a aumentar a conscientização em relação às reduções no consumo de energia que podem se concretizar com o uso de PP clarificado com Millad NX 8000. A organização independente UL Environment (uma unidade de negócios da UL (Underwriters Laboratories)) relatou que o uso do PP clarificado com Millad NX 8000 pode reduzir de 8% a 12% o consumo de energia na produção de peças injetadas.

“A associação se dedica a auxiliar a indústria de utilidades domésticas plásticas na China a se tornar mais eficiente e ecológica, o que torna o selo UL muito significativo em termos de demonstrar o compromisso do fabricante com a economia de energia”, disse Kurt Xu, Diretor Comercial da Milliken na China. “Embora esta iniciativa ainda esteja nos estágios iniciais, cinco empresas-membro da associação e líderes de mercado concordaram recentemente em obter a autorização para usar o selo UL nas peças plásticas produzidas com PP clarificado com Millad NX 8000.”

“Até o momento, cerca de uma dúzia de fabricantes de resinas de PP clarificado adotaram o selo UL”, acrescentou Vincent Wang, Diretor de Marketing da Milliken na Ásia, “e algumas das grandes marcas de utilidades domésticas da China, Taiwan e Tailândia – incluindo a Picnic Plast Industrial Co. Ltd. na Tailândia e o Grupo Citylong na China – foram autorizadas a utilizar o selo. Estamos também vendo cada vez mais marcas multinacionais demonstrando interesse.”

A Milliken obteve a primeira validação da UL pelos benefícios na economia de energia com Millad NX 8000 em 2013. Convertedores e donos de marcas agora estão claramente começando a adotar os valores do conceito.

O Millad NX 8000 traz comprovadamente benefícios ambientais e de desempenho para o polipropileno. A melhora de transparência trazida para o PP contribui para o desenvolvimento de produtos de melhor estética e qualidade. É importante frisar que o uso de aditivos também permite uma redução nas temperaturas de processamento. Isto reduz o consumo de energia, bem como as emissões de CO2 na produção. Inúmeros testes industriais indicam que o uso do Millad NX 8000 pode reduzir as temperaturas de processamento de 235 °C para 190 °C, o que resulta na citada economia de energia de 8 a 12%, ao mesmo tempo reduzindo as emissões de CO2 associadas.

Em uma época em que a economia de energia e a sustentabilidade são itens prioritários na agenda de todas as empresas do setor, trata-se de um enorme avanço.

A validação ambiental da UL significa a garantia da confirmação independente das credenciais ambientais por uma parte independente em mercados inundados por afirmações ecológicas pouco embasadas. A Milliken realça seu compromisso com o desenvolvimento de inovações compatíveis com um processamento mais sustentável e com a redução do impacto ambiental causado pela indústria de plásticos. A confirmação da economia de energia proporcionada pelo Millad NX 8000 e homologada pela UL Environment foi um grande passo nesse sentido.

“Estamos satisfeitos em ver cada vez mais donos de marcas e clientes aderindo aos benefícios ambientais do PP clarificado com Millad NX 8000”, observou Rui Guo, Diretor de Vendas na China“ – “e percebemos como eles podem alavancar essa tendência para se diferenciarem em um mercado sobrecarregado e muito competitivo, exibindo o selo em seus produtos.”

Fonte: Milliken