O ramo plástico tem um mercado muito vasto e dentro desse universo dos plásticos temos vários tipos de materiais ou resinas que servem para inúmeras aplicações. Portanto podemos ver plástico em produtos simples como sacos e sacolas que utilizamos diariamente, como também em automóveis, eletrodomésticos, calçados, móveis, etc.

Para facilitar a compreensão dos principais tipos de materiais utilizados no mercado resolvemos através deste blog simplificar a vida de quem pretende comprar algum produto plástico, mas não conhece muito sobre o assunto ou tem dificuldade em saber qual tipo é o ideal para sua embalagem ou produto.

Os plásticos são reunidos em sete grupos ou categorias:

1 – PET

2 – PEAD

3 – PVC

4 – PEBD/PELBD

5 – PP

6 – PS

7 – Outros (ABS/SAN, EVA, PA, PC)

 

O símbolo da reciclagem com um número ou uma sigla no centro, muitas vezes encontrado no fundo dos produtos, identifica o plástico utilizado.

 

PET – polietileno tereftalato

Produtos: embalagens para detergentes e óleos automotivos, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc.

Benefícios: inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química.

 

PEAD – polietileno de alta densidade

 

Produtos: embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc.

Benefícios: inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, rígido e com resistência química e também pode ser impermeável.

 

PVC – policloreto de vinila

 

Produtos: embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos. Perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc.

Benefícios: rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.

 

PEBD/PELBD – polietileno de baixa densidade/polietileno linear de baixa densidade

 

Produtos: sacolas para supermercados e boutiques, filmes para embalar leite e outros alimentos, sacaria industrial, filmes para fraldas descartáveis, bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, etc.

Benefícios: flexível, leve transparente e pode também pode ser impermeável.

PP – polipropileno

 

Produtos: filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes utilidades domésticas, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc.

Benefícios: conserva o aroma, inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura.

PS – poliestireno

 

Produtos: potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos, etc.

Benefícios: impermeável, inquebrável, rígido, transparente, leve e brilhante.

Outros

 

Neste grupo encontram-se, entre outros, os seguintes plásticos: ABS/SAN, EVA, PA e PC.

Produtos: solados, autopeças, chinelos, pneus, acessórios esportivos e náuticos, plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores, etc.

Benefícios: flexibilidade, leveza, resistência à abrasão, possibilidade de design diferenciado.

 

Fonte: www.plastivida.org.br