As 6 tendências de embalagens sustentáveis que assistiremos em 2022.

O ano passado foi um acerto de contas para as empresas correndo contra o relógio para cumprir suas metas de embalagens sustentáveis ​​para 2025. Nos EUA, os estados aprovaram uma legislação inovadora para ajudar a reparar o sistema de reciclagem quebrado e acelerar as empresas em seus compromissos.

Como David Allaway, analista sênior do Departamento de Qualidade Ambiental de Oregon (DEQ), disse ao GreenBiz: “É hora de reconhecer que temos problemas com resíduos. Está realmente causando danos ambientais – e todos esses problemas podem ser corrigidos com uma abordagem de responsabilidade compartilhada.”

2021 também teve progresso, mesmo com o coronavírus continuando a interromper as cadeias de suprimentos e o setor de reciclagem. O uso de plástico virgem em embalagens atingiu o pico após décadas de crescimento entre os signatários do Compromisso Global da Ellen MacArthur Foundation (EMF) . As abordagens de reutilização e reabastecimento continuam a crescer, embora lentamente.

Esse impulso continuará em 2022? Aqui estão algumas tendências para ficar de olho:

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Há muito estabelecida no Canadá e na Europa, a responsabilidade estendida do produtor (EPR) finalmente chegou aos EUA em 2021. Oregon e Maine aprovaram leis exigindo que os fabricantes ajudassem a financiar a coleta e o processamento de embalagens, enquanto outros estados como Nova York, Washington e Califórnia chegaram perto .

Estamos comprando produtos porque estamos sendo enganados pelos rótulos a pensar que são recicláveis, biodegradáveis…

Maine e Oregon adotam abordagens diferentes, mas ambas as leis exigem que as empresas que vendem produtos embalados em seus estados participem de uma organização de responsabilidade do produtor (PRO), paguem taxas de associação e relatem a quantidade e os tipos de produtos embalados que vendem. Além disso, a lei de Oregon exige que os 25 maiores produtores avaliem e divulguem periodicamente os impactos ambientais do ciclo de vida de uma fração de seu portfólio. A lei do Maine entra em vigor em meados de 2024; O Oregon segue em meados de 2025.

Ambos os estados cobrem o material de embalagem, independentemente de ser reciclável. “Isso é realmente importante porque são as coisas não recicláveis ​​que estão criando alguns dos desafios para o sistema de reciclagem”, disse Allaway.

A lei do Oregon injetará dinheiro extremamente necessário, cerca de US$ 82 milhões por ano, no sistema de reciclagem do estado, para ajudar os municípios a resolver desafios de longa data. Mas sobre se isso incentivará as empresas a desenvolverem embalagens mais ecológicas, Allaway disse: “Haverá um sinal de preço aqui, mas não achamos que será um sinal muito alto”.

Califórnia, Nova York, Vermont e Connecticut podem seguir em frente em 2022. Os legisladores da Califórnia estão “entendendo o quanto estamos atrasados ​​e querem recuperar o atraso”, disse Heidi Sanborn, diretora fundadora do National Stewardship Action Council e presidente da Comissão Estadual da Califórnia sobre Mercados de Reciclagem e Reciclagem na Calçada.

Enquanto isso, globalmente, oito governos nacionais no Compromisso Global da EMF definem ou planejam implementar políticas de EPR até 2025, incluindo Holanda, Reino Unido, Ruanda, Nova Zelândia, Chile, Peru, França e Portugal, de acordo com Lily Shepherd, gerente do programa para o Compromisso Global e compromissos estratégicos na Nova Economia do Plástico na fundação.

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A Califórnia aprovou uma lei inovadora sobre a verdade na rotulagem de materiais recicláveis no ano passado. Uma legislação semelhante está sendo introduzida em Nova Jersey, e Sanborn espera que Nova York siga o exemplo.

“Acho que a verdade na rotulagem é o cerne absoluto da questão da contaminação e da bagunça em nossos mercados”, disse Sanborn. “Estamos comprando produtos porque estamos sendo enganados pelos rótulos ao pensar que são recicláveis, biodegradáveis… porque não existe um padrão federal que tenha qualquer tipo de fiscalização.”

Os produtores têm dois anos para fixar seus rótulos de acordo com a nova lei, e o que ela define como reciclável. A Califórnia auditará o que está entrando nas instalações de processamento e o que está sendo embalado e enviado.

Outras leis que podem surgir em 2022 incluem mandatos de conteúdo reciclado que estabelecem requisitos mínimos para conteúdo reciclado pós-consumo em produtos, de acordo com Terri Goldberg, diretora executiva da Northeast Waste Management Officials Association.

Nova Jersey, por exemplo, apresentou um projeto de lei no ano passado estabelecendo requisitos de conteúdo reciclado para recipientes de plástico rígido, recipientes de vidro, sacolas de papel e plástico e sacos de lixo plástico.

Um projeto nacional de garrafas também está sendo discutido, já que grupos de comércio de resíduos e reciclagem sinalizam seu apoio, disse Sanborn ao GreenBiz.

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“A natureza circular da economia de reciclagem pode ter o potencial de introduzir produtos químicos adicionais em produtos”, alertou um estudo recente da EPA depois de encontrar maiores quantidades de fragrâncias, retardadores de chama, solventes, biocidas e corantes em produtos feitos de materiais reciclados.

Enquanto isso, Washington, Califórnia e Maine se juntaram à crescente lista de estados que aprovam legislação para banir ou eliminar substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) em embalagens de alimentos (e outros produtos). Nacionalmente, foi apresentado um projeto de lei bipartidário que proibiria o PFAS de recipientes de alimentos.

À medida que mais varejistas, como o McDonald’s, anunciam proibições de PFAS, novas ferramentas estão surgindo para orientá-los na escolha de embalagens mais seguras. O Center for Environmental Health and Clean Production Action lançou um GreenScreen Certified Standard for Food Service Ware , fornecendo um padrão de segurança para pratos, tigelas e outros utensílios descartáveis ​​para garantir que eles não contenham PFAS ou milhares de outros produtos químicos tóxicos.

“Esse novo padrão pode realmente ajudar varejistas, fabricantes e formuladores a garantir a segurança de alternativas ao deixar de usar PFAS, ftalatos ou outros produtos químicos de alta preocupação”, disse Mike Schade, diretor da campanha Mind the Store.

Para ajudar ainda mais as empresas a entender as boas escolhas de materiais e evitar substituições lamentáveis, a Sustainable Packaging Coalition lançou um novo Safe and Circular Materials Collaborative com a ChemForward este ano, disse Nina Goodrich, diretora da Sustainable Packaging Coalition e diretora executiva da GreenBlue, ao GreenBiz.

Embora os PFAS tenham galvanizado a atenção, eles são a ponta do iceberg. Os micro plásticos estão surgindo como outro sério problema de saúde , pois aparecem em todos os lugares, em nossos alimentos, água e ar – e até na placenta de bebês ainda não nascidos. As demandas dos consumidores por embalagens mais seguras (e outros bens de consumo) provavelmente crescerão à medida que os cientistas vinculam esses poluentes a danos de câncer no cérebro à redução da fertilidade .

“Não há nada sobre uma economia circular que funcione se continuarmos a nos envenenar… repetidamente”, observou Sanborn sem rodeios.

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As partes interessadas em embalagens dizem que querem levar a conversa sobre embalagens sustentáveis ​​além de mais e melhor reciclagem, melhores produtos de uso único ou o melhor material a ser usado.

“A tragédia do que está acontecendo neste campo é que tudo é reciclável com exclusão de baixo impacto”, observou Allaway. “Acredita-se amplamente que, se uma embalagem for reciclável ou compostável, é mais sustentável”.

Mas isso nem sempre é verdade. O Oregon DEQ avaliou a literatura de avaliação do ciclo de vida , comparando embalagens recicláveis ​​com embalagens não recicláveis ​​e descobriu que cerca de metade das vezes, a embalagem reciclável teve impactos de ciclo de vida menores do que uma embalagem não reciclável e cerca de metade das vezes o oposto foi verdadeiro. Eles obtiveram resultados semelhantes comparando embalagens compostáveis ​​e não compostáveis.

“Se o que nos importa são os impactos climáticos do consumo, precisamos olhar [embalagens] de forma mais holística”, disse Goldberg. O Scorecard Understanding Packaging (UP) , criado por uma nova colaboração de empresas de serviços de alimentação e ONGs ambientais chamada Single-Use Material Decelerator, ajudará nessa frente. O scorecard, atualmente em versão beta, é uma ferramenta online para avaliar o conjunto completo de impactos ambientais e na saúde humana de alimentos e embalagens de alimentos.

Para Matt Prindiville, diretor executivo da Upstream, uma organização sem fins lucrativos focada em soluções de reutilização e recarga, uma abordagem mais holística significa pensar na embalagem não como um produto, mas como mais um serviço e projetar cadeias de suprimentos reutilizáveis ​​e recarregáveis.

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Os pioneiros de reutilização Algramo e Loop continuaram a se expandir em 2021. A Algramo levantou US$ 8,5 milhões em uma rodada da Série A para ajudar a financiar sua expansão em Jacarta, Nova York, México e Londres.

O Carrefour, um varejista francês, é uma das nove empresas parceiras da Loop para oferecer uma versão na loja de seu serviço de contêineres reutilizáveis. Cortesia de Loop.

A Loop também está forte, com operações nas lojas nos EUA, Canadá, Reino Unido, França e Japão. Seus serviços de contêineres reutilizáveis ​​são oferecidos nas principais mercearias do Japão, França e Reino Unido, e serão oferecidos na Kroger, Walgreens e Burger King nos EUA no próximo ano.

Além disso, as operações nas lojas estão aumentando, de acordo com Tom Szaky, CEO da TerraCycle. “Neste momento, nossos parceiros não estão perguntando se os consumidores se importam?” ele disse. “Agora trata-se de mais lojas e mais produtos. É uma fase empolgante na qual estamos entrando.”

As estratégias de refil estão avançando na indústria da cerveja. Em Ontário, por exemplo, 85% da cerveja vendida é refil de reutilização. Nos EUA, a Oregon Brewers Association tem um programa de garrafas de cerveja recarregáveis ​​com as 12 maiores microcervejarias do Oregon, enquanto a Climate Pledge Arena em Seattle está introduzindo copos de cerveja reutilizáveis .

Além dessas luzes brilhantes, no entanto, o progresso é lento. Shepherd, da EMF, disse que, embora a fundação tenha visto um aumento de 50% nos pilotos de reutilização no ano passado, os pilotos são esforços de pequena escala em um ou dois mercados, ou uma ou duas linhas de produtos. “Não parece muito ambicioso”, disse ela. Além disso, a proporção geral de embalagens reutilizáveis ​​entre os signatários do Global Compact permanece extremamente baixa, inferior a 2% .

A maior barreira “é a falta de visão”, disse Prindiville. Para acelerar o progresso, a Upstream lançará um software no próximo ano que permitirá às empresas de serviços de alimentação conectar os produtos de uso único existentes que estão adquirindo, obter alguns dados básicos de custo e ambientais desses produtos e compará-los com produtos reutilizáveis.

Metas de reutilização e reabastecimento podem ser adicionadas à legislação estadual de EPR para estimular o impulso, e a Comissão Europeia planeja revelar novas metas de reabastecimento em abril como parte de seu Plano de Ação de Economia Circular , de acordo com Prindiville . A França já estabeleceu uma meta de diminuir as embalagens plásticas de uso único em 20% até 2025, das quais pelo menos metade deve vir da reutilização de embalagens.

Para Kate Daly, diretora administrativa da Closed Loop Partners, o futuro da reutilização/recarga tem tudo a ver com interoperabilidade, experimentação contínua e colaboração. O teste da Closed Loop de quatro sistemas de copos reutilizáveis ​​em nove lojas na Califórnia descobriu que uma das principais preocupações é que os consumidores encontram um sistema de reutilização diferente em cada loja que frequentam.

A ação coletiva entre os concorrentes faz parte de um futuro forte à nossa frente.

Daly observou ainda: “Não há modelo de recarga bem-sucedido sem uma taxa de recaptura muito alta”, e isso significa trabalho contínuo experimentando programas que funcionam tanto para clientes quanto para varejistas.

“A ação coletiva entre os concorrentes faz parte de um futuro forte à nossa frente”, acrescentou. “[Há também] a necessidade de mais transparência em torno dos dados para que possamos… todos ir em uma direção que se alinhe com a realidade operacional dos varejistas e as preferências dos clientes.”

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2022 será sobre responsabilidade, disse Goodrich, da Sustainable Packaging Coalition, ao GreenBiz. “Quero dizer, estamos muito mais perto de 2025”, observou ela, acrescentando que o cartão de pontuação do Ubuntoo para comparar o progresso da empresa nas principais métricas em direção às metas de 2025 é uma ferramenta “brilhante” para facilitar a ação.

Szaky também quer ver a borracha cair na estrada. Ele disse que observou apenas uma empresa, a Tesco, tomar a “dolorosa” decisão de parar de vender certos tipos de embalagens com alto impacto, mesmo que isso significasse perda de receita.

“Ainda não vejo uma mudança fundamental do mantra de um ditado corporativo: ‘Farei ações de sustentabilidade se isso beneficiar meus resultados imediatamente’”, disse ele. “Ainda não vi [tais] decisões de sustentabilidade baseadas em sacrifícios e essas são as que estou observando. Essa é a mágica que vai mudar nosso mundo.”

 

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