Conheça os 7 tipos de plástico

Conheça os 7 tipos de plástico

Em concordância com a Norma ABNT NBR13230, norma que determina os símbolos para identificação das resinas termoplásticas utilizadas na fabricação de embalagens plásticas, há seis tipos de plásticos que ajudam na separação e reciclagem dos materiais.

Neste artigo, iremos falar um pouco sobre cada um desses termoplásticos que podem ser reciclados, reprocessados e remoldados e um pouco sobre os termorrígidos, plásticos que não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados.

A numeração separa o material em seis plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS) e um sétimo, chamado “outros”, que representa produtos que são fabricados com a junção de diferentes tipos de resinas.

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:

1. PET (Politereftalato de Etileno)
Um dos tipos de plástico mais populares por ser transparente, ‘inquebrável’, maleável, impermeável e leve. Normalmente compõe frascos e garrafas para uso alimentício e hospitalar, cosméticos, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis.

2. PEAD (Polietileno de Alta Densidade)
Conhecido por sua alta resistência, o polietileno de alta densidade suporta baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química. Está presente em embalagens de detergente e óleos automotivos, sacolas de supermercados, embalagens de produtos de limpeza, tubulação de esgoto, tampas, tambores para tintas, entre outros.

3. PVC (Policloreto de Vinil)

É muito utilizado por ser rígido, transparente (se desejável), impermeável, resistente à altas temperaturas e inquebrável. Muito encontrado em embalagens para água mineral, maioneses, sucos, perfis para janelas, tubulações de água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, entre outros.

4. PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)
Plástico flexível, leve, transparente e impermeável. Está presente em sacolas para supermercado, filmes para embalar leite e outros alimentos; sacaria industrial; filmes para fraldas descartáveis; bolsa para soro medicinal; sacos de lixo, entre outros.

5. PP (Polipropileno)
Plástico muito resistente a mudanças de temperatura. Utilizados em Caixas industriais, Lixeiras, Lixeiras para Coleta Seletiva, Pallets de Plástico, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, potes, seringas descartáveis, utilidades domésticas, etc.

6. PS (Poliestireno)
O poliestireno possui características como leveza, capacidade de isolamento térmico, baixo custo, flexibilidade, e a maleabilidade sob a ação do calor, que o deixa em forma líquida ou pastosa. Muito utilizado em potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, copos descartáveis, aparelhos de barbear descartáveis e brinquedos.

7. Outros
Neste grupo estão classificados os outros tipos de plásticos, como ABS/SAN, EVA, PA, etc. Normalmente são encontrados em peças técnicas e de engenharia, solados de calçados, material esportivo, peças de computadores e telefones, entre outros. Quando misturados podem ser aproveitados em madeira plástica e na reciclagem energética.

Fonte: Londriplast


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.