Embalagens: como garantir uma experiência de unboxing

Embalagens no e-commerce: como garantir uma experiência completa de “unboxing”

O “unboxing” se tornou muito popular com os influenciadores digitais. Eles promovem um verdadeiro ritual, uma experiência de unboxing, para mostrar os recebidos de marcas que investem em uma estratégia de marketing de influência. Com isso, a embalagem dos produtos ganhou ainda mais destaque no posicionamento das marcas, que começaram a investir em roupagens cada vez mais personalizadas para entregar seus produtos.

No e-commerce a embalagem é ainda mais importante, uma vez que é o primeiro contato físico que o cliente tem com a marca. Que tal tirar o máximo proveito desse momento? Embalar seus produtos em pacotes personalizados, que conversam com o consumidor e transmitem o posicionamento da marca, é uma prática conhecida como packvertising (a união dos termos em inglês packaging e advertising – respectivamente, “embalagem” e “publicidade”).

Para implementar esta ideia de maneira eficaz, é preciso pensar em todos os aspectos em torno da embalagem, como: sustentabilidade, personalização, experiência sensorial, segurança e fidelização.

Veja, abaixo, dicas práticas de como garantir uma experiência de unboxing completa e melhorar a embalagem do seu e-commerce.

Sustentabilidade

A sustentabilidade está influenciando cada vez mais o processo de compras, principalmente da geração Z. Por isso, investir em embalagens sustentáveis, produzidas com plástico oxi-biodegradável, por exemplo, pode ser um diferencial para a sua marca. E lembre-se de comunicar isso onde for possível, preferencialmente na própria embalagem!

Personalização

Enviar uma mensagem personalizada com o produto é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente e trazer uma experiência de unboxing. Lojas virtuais de pequeno porte muitas vezes entregam produtos com cartas feitas à mão, ou mesmo alguma interferência manual na embalagem, como uma forma de humanizar o processo de compra e venda virtual. Mesmo algo singelo, como um cartão impresso com o nome do cliente e um agradecimento especial pela compra já faz uma grande diferença!
Além disso, essa mensagem pode ser usada para sugerir a inscrição do cliente em sua newsletter ou oferecer um desconto na próxima compra!

Experiência sensorial para uma experiência de unboxing

Ao entregar um produto em uma embalagem personalizada, vale a pena considerar todos os sentidos para uma experiência sensorial completa – desde a visão com uma apresentação bonita, o tato com diferentes tipos de texturas, e o olfato com um cheiro agradável – ou mesmo um aroma especial da marca, caso haja!

Segurança

Outro ponto muito importante para o consumidor digital (e para a própria loja, afinal evita problemas na entrega!) é uma embalagem que garanta a segurança do produto. Perfumes e cosméticos, por exemplo, muitas vezes possuem frascos delicados e facilmente quebráveis, e portanto precisam ser muito bem protegidos para chegar ao destino sem nenhuma avariação.
Vale lembrar que, além dos custos com a logística e substituição do produto avariado, há um enorme custo adicional que é a frustração do cliente, que pode fazer com que ele nunca mais compre da sua loja.

Fidelização

A embalagem também pode ser usada para fidelizar os clientes. Muitas marcas, principalmente de cosméticos, enviam brindes com o produto comprado, como amostras grátis de lançamentos ou produtos complementares. Além de ser uma surpresa agradável, este mimo pode incentivar o consumidor a comprar mais de um item em sua próxima compra. Isso ajuda a maximizar o CLV (Customer Lifetime Value), uma métrica fundamental para a saúde financeira de qualquer loja virtual.

Conclusão para uma experiência de unboxing

Por fim, mas não menos importante, é preciso pensar a embalagem de forma estratégica e prática. Por exemplo, ao garantir que a sua embalagem não ocupe espaço desnecessário, você tem um benefício duplo: Além de ser uma boa prática de sustentabilidade (melhorando a percepção da marca), também maximiza a quantidade de pedidos que possam ser entregues de uma só vez (reduzindo custos com logística).

Dependendo do perfil do negócio, também é possível monetizar as embalagens. Por exemplo, em fevereiro de 2023 o Magalu divulgou o início de uma estratégia de anúncios nas caixas dos produtos vendidos no e-commerce da marca. O primeiro cliente a investir nessa ideia foi a Samsung, com uma campanha de divulgação da linha Galaxy S23. Essa campanha envolveu um total de 18 embalagens personalizadas para a ação!

Agora conte para nós: como você está aproveitando o potencial das embalagens no seu e-commerce?

Fonte: Ecommerce Brasil


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