Redução de embalagens mantendo os preços

Pague mais, leve menos: marcas são criticadas por redução nas embalagens mantendo os preços

O mundo inteiro passa por diversas crises econômicas, que refletem no bolso dos consumidores na hora de ir às compras. Mas parece que a inflação chegou também até às empresas produtoras de mercadorias de vários ramos que, consequentemente, estão se apoiando na redução de embalagens.

Quem nunca foi ao mercado e pegou um produto que já estava acostumado a comprar, mas notou uma diferença no peso da embalagem?

Pois é, muitos compradores estão insatisfeitos e compartilhando sua indignação com a redução no tamanho das embalagens de produtos comuns em supermercados. Se fosse apenas a embalagem, tudo bem, porém muitas empresas estão usando táticas para reduzir a quantidade do produto e continuar lucrando.

Essas estratégias tentam contornar a alta dos preços das mercadorias, mantendo o mesmo valor, contudo reduzindo o produto. Isso não é ilegal, desde que seja avisado aos consumidores com informações nas embalagens. Mesmo assim, a prática tem sido alvo de críticas na internet, com postagens que protestam contra essas atitudes.

O nome que corresponde a esse tipo de prática é “reduflação”, ou seja, transparecendo a inflação pela redução da compra. Muitos usuários e consumidores se manifestam com brincadeiras e ironias, envolvendo pacotes de diversas marcas.

A usuária “rose_doo”, por exemplo, postou um meme em seu Twitter, no qual ironizava a estratégia da marca “Ypê” em reduzir a quantidade de um quilo seu produto para 900 g com a justificativa de facilitar o uso com um novo formato anatômico.

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Foto: Twitter/Reprodução

Este post, na verdade, é a resposta a outro, no qual o usuário “paulomorais81” denuncia a reduflação da “Fiat Lux”, que agora vende apenas 200 fósforos em seus pacotes, e não mais 240, como era anteriormente. Confira:

Redução de embalagens: Como isso ocorre?

Apesar do descontentamento, as marcas continuam impondo essas medidas, principalmente com o aumento do preço causado pela inflação. Entretanto, a fim de que possam fazer isso, devem atentar-se a algumas regras.

O aviso de redução deve estar claro nos pacotes, com letras maiúsculas e contrastando com as cores da embalagem, mas claro que muitos conseguem driblar isso, colocando em letras miúdas e no canto do produto.

Além disso, é preciso informar a quantidade reduzida em gramas ou números absolutos e a porcentagem também, mantendo por pelo menos seis meses.

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Foto: flipar/Reprodução

Apesar disso, as marcas que assumem essa postura geralmente continuam sendo criticadas, já que quem mais sofre com isso são os consumidores, precisando gastar mais, para ter quantidades equivalentes ao que compravam antes.

Fonte: Multiverso Notícias/Por Bruna Machado

 


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