Tendências de rótulos adesivos para cervejas artesanais

Tendências de rótulos adesivos para cervejas artesanais

Antes de mais nada, neste artigo serão abordados alguns estilos de ilustração com ótimos potenciais de agregação de valor aos rótulos adesivos para cervejas artesanais e algumas características de embalagens.

Gravuras têm impacto em rótulos adesivos para cervejas artesanais

Em primeiro lugar, a gravura é uma linguagem visual ímpar que tem um resultado surpreendente.

O impacto desse tipo de ilustração sempre traz uma atmosfera rústica que ajuda a traduzir as características artesanais da bebida.

Esse estilo de ilustração se encaixa muito bem para agregar valor a rótulos adesivos para cervejas artesanais de linhas mais diferenciadas de uma cervejaria. Bem como, a utilização de papéis diferenciados agregam valor ainda maior ao rótulo.

A cervejaria Treze de São Paulo, a cearense Luzterr e coletivo Minore do Rio Grande do Sul utilizaram a técnica através do trabalhos de artistas convidados.


1- Cervejaria Treze collab Dum Cervejaria por Vanessa Carpenezi, 2 – Cervejaria Luzterr por Gustavo Diogeness, 3 – Coletivo Minore por Ana Paula Zonta

Beba local com a cultura local

O conhecido termo “beba local”, utilizado por microcervejarias, enfatiza a valorização de produtos da própria região e a possibilidade de consumi-los de forma fresca. Este termo ganha ainda mais ressonância quando a comunicação do rótulo apela para a cultura local.

Ao passo que, alguns estudiosos têm inclusive se dedicado a analisar esse fenômeno chamado localismo que encontra na ascensão mundial da cerveja artesanal um dos seu maiores expoentes. Pense em Brooklyn e Sierra Nevada como alguns dos exemplos mais famosos.

A cultura de localidades brasileiras ainda tem muito o que ser explorada. Nesse sentido, algumas cervejarias como a pernambucana Ekaut, a sergipana Uçá e a carioca De Janeiro já começara a investir nisso.


1- Cervejaria Ekaut por Maria Joana Pena, 2 – Cervejaria Uçá, 3 – Cervejaria De Janeiro, Coletivo Reverte

Artesanais ganham embalagens casuais

Um dos grandes trunfos da cerveja sobre outras bebidas é seu amplo espectro de ocasiões potenciais de consumo.

Estilo, educação do consumidor e planejamento de marketing definem se um produto será conduzido para ocasiões mais solenes ou para outras mais casuais.

Focando na última opção, a gradativa evolução do mercado já tem permitido que alguns estilos sejam consumidos sem cerimônia ou necessidade de copo ou taça, em ocasiões mais apropriadas para isso.

Essa é uma grande tendência que só tem a ganhar mais espaço e players com maiores escalas devem utilizar essas embalagens de forma estratégica em seus portfólios.

Dessa maneira se a sua escala permite custos acessíveis e se seu produto tem potencial vale a pena investir em embalagens com volumes para situações mais casuais como garrafas long neck.


1 – Cervejaria Backer, 2 – Cervejaria Narcose, 3 – Cerveja Praya, 4 – Cervejaria Farra, 5 – Cervejaria Blondine

Fonte: Catalisi | Texto: Felipe Freitas


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