Lockdown foi descartado em todo o Estado de São Paulo e plano de retomada acontece em cinco em etapas; os setores serão priorizados de acordo com a vulnerabilidade econômica e empregatícia.

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) a “retomada consciente”, que começara a ser implantada no estado entre 1º e 15 de junho. Além das medidas de higiene já adotadas, um conjunto de regras foram anunciadas para flexibilizar a quarentena.

“A partir do dia 1º de junho, por 15 dias, manteremos a quarentena, porém, com uma retomada consciente de algumas atividades econômicas no estado de São Paulo”, disse o governador, João Doria.

As medidas atuais de isolamento social seguem iguais até o próximo dia 31. Segundo o governo, a estimativa é que 65 mil vidas tenham sido salvas com a inciativa desde o início de março. Em seguida,  plano de retomada consciente ficará em constante monitoramento e acontecerá de forma gradual. Doria não desconsiderou possíveis alterações na ação, caso a situação volte a piorar no Estado de São Paulo.

A flexibilização já havia sido anunciada no começo de maio, mas foi cancelada devido ao aumento casos confirmados no estado. Agora, o plano seguirá ativo por conta da antecipação dos feriados, que resultou em um aumento de 2% do isolamento na última semana.

COMO FOI FEITA A DIVISÃO?

Dividido em cinco fases, cada cor representa a ordem dos comércios que serão abertos. Os setores serão priorizados de acordo com a vulnerabilidade econômica e empregatícia.

município de São Paulo está na cor laranja. A definição permite a abertura de atividades imobiliárias (com restrições), concessionárias (com restrições), comércio (com restrições) e shopping center (com restrições). Já a Grande São Paulo permanece na fase vermelha (sem permissão para abrir comércios).

FASE 1 – VERMELHA

Alerta máximo: fase de contaminação com liberação apenas para serviços  essenciais

FASE 2 -LARANJA

Controle: fase de atenção, com eventuais  liberações

FASE 3 – AMARELA 

Flexibilização: fase controlada, com maior liberação de atividades

FASE 4 – VERDE

Abertura parcial: fase decrescente, com menores restrições

FASE 5 – AZUL 

Normal controlado: fase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos

QUAIS SÃO AS MEDIDAS PARA SEGUIR COM O PLANO ATIVO?

  • Manter e ampliar o uso de máscaras
  • Manter o distanciamento social
  • Continuar evitando a circulação  desnecessária de pessoas
  • Ampliar ainda mais o número  de leitos de UTI
  • Ampliar a testagem da população
  • Manter  estáveis os índices de transmissão, número de casos, ocupação  de UTI e óbitos
  • Iniciar a discussão com o setor privado dos protocolos em saúde para preparar o momento adequado da retomada
  • Os setores que desejam solicitar a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Outros detalhes das flexibilizações serão apresentados em outra coletiva de imprensa na próxima quinta-feira (28).

CLASSIFICAÇÃO DE TODOS OS SETORES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *