Rotulagem de Produtos: tudo o que você precisa saber

Rotulagem de Produtos: tudo o que você precisa saber

Primeiramente, uma boa rotulagem dos seus produtos é um diferencial para sua empresa nas prateleiras, principalmente com o crescimento do mercado e da sua competitividade.

Em suma, a rotulagem é a ponte de conexão entre o cliente e a sua marca. Sendo assim, ela tem como foco chamar a atenção do consumidor e seu público-alvo, feito por um belo design e cores que chamam a atenção dos olhos dos compradores. Mas, para que isso ocorra, o produto precisa estar de acordo com os padrões de rotulagem, discutidos ao longo deste artigo.

Rótulo e embalagem são a mesma coisa?

À primeira vista, é normal termos esse pensamento de que a embalagem e os rótulos da rotulagem de produtos são iguais, mas na realidade eles são diferentes, mesmo estando ligados.

Seja como for, embalagem é o que armazena os produtos, enquanto, o rótulo é o elemento que identifica o produto e apresenta as informações acerca dele.

Quem é o regulador?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem como principal dever proteger e promover a saúde da população brasileira, ou seja, ela atua como agência reguladora em diversos segmentos.

Sendo assim, a ANVISA se responsabiliza pela adequação desses rótulos, e, além disso, fornece algumas normas importantes referente ao processo de rotulagem e a outros também, como nas licenças sanitárias.

Normas envolvidas no processo de rotulagem:

As resoluções envolvidas no processo de rotulagem de produtos são a RDC 07/2015 e a RDC 432/2020, necessárias para a rotulagem de produtos como cosméticos, higiene pessoal e perfumes.

Ao passo que, os cosméticos e produtos de higiene pessoal, possuem uma atenção especial, isso se deve ao fato de possuir duas embalagens. Por exemplo, a primária que está em contato direto com o produto e a secundária onde o produto primário se encontra.

Existe a obrigatoriedade de informações na embalagem primária como:

    • Nome do produto e o seu tipo;
    • Marca, lote e vencimento;
    • Advertências e restrições de uso;
    • Modo de uso e a rotulagem específica.

Já na embalagem secundária, precisa-se fornecer informações mais completas, como:

  • Nome do produto e o seu tipo;
  • Marca, prazo de validade e número de registro do produto;
  • País de origem, conteúdo, fabricante e local da fabricação;
  • Modo de uso, advertências e restrições de uso;
  • Ingredientes ou composição e a rotulagem específica.

Em casos da não existência da embalagem secundária, todas as informações da rotulagem dos cosméticos devem estar presentes na primária.

Para os produtos de limpeza, conhecidos também como saneantes, devem conter as seguintes informações:

  • Nome/marca e a categoria ao qual o produto pertence;
  • Sua destinação em letra maiúscula;
  •  Informar se o produto é para uso profissional;
  • Advertências de uso e orientações em caso de acidente;
  • Informações do fabricante e do produto (data de fabricação, lote, indicação do conteúdo líquido, autorização de funcionamento e a notificação da ANVISA);
  • Composição do produto apresentando seus ativos químicos e os demais componentes.

Por que se preocupar com o rótulo?
A palavra que melhor define é esclarecer, pois o cliente lê os rótulos de produtos na busca por informações sobre a composição do produto ou cuidados ao manusear, sem ter riscos a sua saúde como alergias, para quem busca produtos veganos e os possíveis danos ao meio ambiente que o produto possa causar.

Além disso, deve-se pensar nas vendas, pois um rótulo bonito e com todas informações necessárias chama mais a atenção do consumidor.

Quando preciso me preocupar com a rotulagem?

Embora você sempre deva se preocupar com a rotulagem, ela precisa de uma atenção maior principalmente quando:

  • Surge o desejo de expandir os negócios (tornar-se mais competitivo no mercado);
  • Nota-se que o rótulo de produtos não estão com todas informações ou possuem erros;
  • Há a vontade em comercializar o produto em varejo, sendo ele destinado aos clientes.

O que não se pode ter nos rótulos?

Da mesma maneira que temos as informações necessárias para se colocar nos rótulos de produtos, existe também o que não se pode ter, caso já exista é necessário fazer sua remoção.

As informações que se devem retirar do rótulo são:

  • Vocábulos, sinais, denominações, símbolos, emblemas, ilustrações ou outras representações gráficas que possam tornar a informação falsa, incorreta, insuficiente, ou que possa induzir o consumidor a equívoco ou engano, em relação à verdadeira natureza, composição, procedência, tipo, qualidade, quantidade, validade, rendimento ou forma de uso do alimento;
  • Palavra que atribua efeitos ou propriedades que não possuam ou não possam ser demonstradas;
  • Tudo o que ressalte qualidades que possam induzir a engano com relação a reais ou supostas propriedades terapêuticas que alguns componentes ou ingredientes tenham ou possam ter quando consumidos em quantidades diferentes daquelas que se encontram quando consumidos sob forma farmacêutica;

Os rótulos de produtos que são enganosos ou apresentam incoerência correm o risco de sofrer sanções pela Lei nº 6.437/1977. Algumas das penas que podem ocorrer são: advertência, inutilização, interdição, e/ou multa.

Por isso, precisa-se de um cuidado com as informações apresentadas nos rótulos de produtos para não ter problemas futuros que possam paralisar sua indústria.

Vantagens

Mas quais as vantagens de se preocupar com a rotulagem de seu produto? De forma direta, ele impacta em como seu produto é visto no mercado e suas vendas.

Caso seu produto seja vegano, por exemplo, ele terá um selo que confirma a isenção de qualquer tipo de exploração animal. Isso alavanca as vendas e agrega valor ao seu produto que por consequência atinge novos públicos.

Pensando nisso, vamos apresentar as principais vantagens da regulamentação dos rótulos de produtos:

  • O investimento é baixo comparado ao impacto que ele causa;
  • Melhoria na credibilidade e confiabilidade do produto;
  • Passar segurança ao consumidor, pois ele sabe o que está consumindo e seus possíveis riscos;
  • Expande e eleva o nível da competitividade no mercado;
  • Regularização com as normas da ANVISA;
  • Fidelização do consumidor;
  • Chama mais atenção;
  • Atinge novos nichos no mercado.

Por fim, concluímos que é de grande importância a preocupação com os rótulos de produtos, para que esteja nas conformidades previstas pela ANVISA, além de seus pontos de atenção e vantagens!

Fonte: CONSEQ

Além de tudo que foi citado acima, para alimentos embalados e produzidos no Brasil foi criada uma nova lei de rotulagem nutricional que você pode conferir mais informações sobre clicando aqui.


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