O que é greenwashing nas embalagens de produtos?

Embalagem branca sobre uma mesa com uma etiqueta adesiva de planeta Terra descolando e por baixo da etiqueta tem uma caveira que representa o greenwashing nas embalagens de produtos.

Atualmente, conseguir se destacar no mercado de modo que as vendas continuem aumentando se tornou uma grande preocupação. Por isso, muitas empresas recorrem a estratégias de marketing que fazem falsas propagandas, como o greenwashing nas embalagens de produtos.

Mas você já ouviu falar dessa técnica? Sabe o que ela é e como pode ser prejudicial? Confira agora a resposta a essas e outras perguntas!

O que é greenwashing?
A cor verde se tornou uma representação de movimentos em que muitas pessoas conscientes lutam por causas ambientais e, por isso, as empresas passaram a fazer um marketing verde, ou seja, passar a imagem de serem sustentáveis.

Desenvolver esse tipo de estratégia se tornou eficiente para aumentar as vendas. No entanto, surgem problemas quando a empresa não é totalmente verdadeira com o que divulga e passa a praticar o greenwashing.

Para entender um pouco melhor esse termo, lembre-se que ele veio do inglês. Ao separá-lo, temos duas palavras inglesas: washing (que traduzida significa lavagem) e green (que significa verde).

Sendo assim, fica fácil entender que o greenwashing é uma lavagem, ou “maquiagem verde”. O que significa que algumas empresas fazem propagandas enganosas sobre serem ecologicamente corretas.

Por que o greenwashing é tão prejudicial?
Essa prática afeta muito o meio ambiente. Ela demonstra que algumas empresas têm interesse em vender a qualquer custo e tudo que importa é aumentar cada vez mais o lucro.

É verdade que ao fazer uso do greenwashing uma empresa pode até ter a sensação de estar ganhando, afinal, em um primeiro momento as vendas provavelmente aumentarão devido ao consumo de pessoas desatentas.

No entanto, esse tipo de propaganda enganosa não se mantém para sempre e, por isso, a longo prazo, a reputação da empresa será manchada e, consequentemente, as vendas cairão drasticamente.

Fica claro que desenvolver esse tipo de propaganda mentirosa não é vantajoso para ninguém. Todos os lados só têm a perder.

Como identificar o greenwashing nas embalagens de produtos?
As empresas que pensam apenas em lucratividade e resolvem praticar o greenwashing podem ser identificadas por pelo menos um apelo ecológico na embalagem do seu produto.

Uma desses apelos é a falta de provas de que o escrito na embalagem é verdadeiro — a empresa se diz sustentável, mas não tem nenhum selo ambiental que confirme essa informação.

Expressões duvidosas e incompletas são outros detalhes para ficar atento. Um exemplo disso é dizer que o produto é reciclado, que não especifica a quantidade do material reciclado.

É muito importante que o rótulo da mercadoria tenha informações relevantes — muitas vezes, eles apresentam que o produto é livre de alguma coisa que já é proibida por lei. Sendo assim, todos os concorrentes também não farão uso daquele componente.

Nessa época em que muito se fala sobre preservar o planeta, fazer uso do marketing verde é de grande importância para se destacar no mercado. No entanto, para criar esse tipo de imagem, as atitudes devem ser reais, afinal, as práticas como o greenwashing são perceptíveis e extremamente prejudiciais ao seu marketing e ao meio ambiente.

Fonte: Scuadra


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.