Consumidor infantil: comunicação por meio das embalagens?

Antes de tudo, entre os diversos nichos de mercado, o consumidor infantil é um dos mais significativos para as marcas. Isso porque eles compõem um público específico, com necessidades e desejos, e têm alto poder de convencimento junto aos pais. Seja como for, isso é comprovado por uma pesquisa da TNS InterScience, que mostrou que 80% das crianças exerce influência nas compras da família — e essa característica fica mais forte com a idade, principalmente na faixa dos 11 aos 13 anos.

Aliás, com um acesso cada vez maior à internet, os pequenos têm se informado e expressado suas vontades cada vez mais. Muitos, inclusive, tornam-se influenciadores digitais mirins. E assim, desde muito cedo, acompanham tendências de mercado, apresentam suas opiniões e escolhem produtos e serviços

É neste cenário desafiador que as marcas precisam traçar as melhores estratégias para sair à frente de seus concorrentes e ganhar a preferência dos consumidores infantis. E, claro, sempre respeitando as diretrizes da Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que foi publicada em 2014 e define as regras da publicidade destinada às crianças no Brasil.  

Constantemente, um caminho interessante para as empresas é investir em embalagens que proporcionam experiências, estimulam a criatividade e dialogam de forma honesta com os pequenos e seus pais. Neste artigo, conheça algumas marcas que já colocam em prática essa ideia!

Toddynho dá o seu recado

toddynho consumidor infantil

 

Para conquistar a preferência das crianças, as marcas geralmente se comunicam diretamente com elas. Mas a Pepsico decidiu ir além e aproveitou suas embalagens para desenvolver uma ação que vale para toda a família: o Toddynho Recadinho. 

Para isso, lançou edições especiais do achocolatado que trazem na lateral da caixinha mensagens de carinho e encorajamento, criadas com a ajuda de um educador. São oito frases diferentes, que incentivam a conexão e o diálogo entre pais e filhos, para que as relações sejam cada vez mais próximas e enriquecedoras.

Cheetos brilha no Halloween

Cheetos brilha consumidor infantil

 

Em celebração ao Halloween, a marca de salgadinhos Cheetos lançou uma embalagem que brilha no escuro, criando um efeito fotoluminescente. Assim, o consumidor infantil pôde interagir com a imagem do saquinho e fazer suas “travessuras”, aproveitando o produto na decoração da festa temática.

Dr. Botica encanta consumidor infantil

Dr. Botica encanta consumidor infantil

 

As ilustrações das embalagens e as tampas em formato de coração, escudo e estrela dão vida aos produtos e incentivam a imaginação dos pequenos. O resultado foi o aumento do volume de vendas em 15%. E o reconhecimento do projeto no Prêmio ABRE 2019, com o Ouro na categoria Design Estrutural – Forma.

Como você pôde observar nos exemplos acima, as empresas que estão antenadas com as tendências do mercado conseguem criar ações inovadoras mesmo quando os desafios são muitos. Com criatividade e diálogo, é possível atrair a atenção e satisfazer as necessidades do consumidor infantil, que está cada dia mais conectado.

Fonte: ABRE.ORG

 


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