Qual é a melhor cor para seu rótulo?

A psicologia das cores é muito utilizada no procedimento de criação gráfica pois, ao explorar a sinergia no público, elas transmitem certos sentimentos e desejos quando são vistas nas prateleiras.

A Psicologia das Cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. essa forma, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.

Abaixo listamos algumas dicas com o intuito de ajudá-lo a identificar as cores mais adequadas para a confecção do seu rótulo.

Rótulos alimentícios: cores quentes

Quando se trata de produtos alimentícios, as cores mais recomendadas são as quentes, pois tendem a despertar o apetite. Observe a logo das principais redes de fast food e marcas alimentícias e veja como isso é uma constante no mercado. Ainda segundo as pesquisas de mercado, as cores quentes, em especial vermelho, amarelo e laranja são associadas a sensações como euforia, fome e alimentação.

Em oposição a isso, as cores frias são associadas a produtos de higiene e cosméticos, ou seja, produtos não comestíveis.

Rótulos higiene/cosméticos: cores frias

Como mencionado, produtos diversos de higiene e limpeza devem receber rótulos, de preferência, com cores frias.

Isso se deve ao fato de cores como azul, verde e roxo, principalmente, serem associadas à sensação de limpeza e pureza. No entanto, isso também pode ser pretendido quando se trata de produtos de utilidade doméstica.

Embalagens brancas

O branco no rótulo transmite a sensação de pureza, inocência e recomeço. Por ser uma cor neutra, é a mais versátil e pode convergir com outras cores – quentes ou frias – a depender do efeito pretendido. Essa é uma cor segura e leve que, combinada a outras cores, transmite credibilidade e confiança ao consumidor.

Embalagens pretas

Embora muitas pessoas se sintam inseguras ao utilizar preto como cor predominante, essa pode ser uma boa solução, pois transmite elegância e imponência. O fato é que quase nenhuma arte está imune à cor preta na criação gráfica, pois ela provavelmente irá aparecer, seja predominando no rótulo, seja em detalhes como a fonte.

No entanto, rótulos em que a cor preta ocupa um grande espaço transmitem a sensação de discrição, proteção e mistério. Para utilizá-la, recomenda-se que adote o uso de rótulos com arte imponente, pois, caso ao contrário, ela pode ser intimidadora.

A nitidez das cores é fundamental para alcançar a qualidade pretendida, e isso pode fazer muita diferença no momento de decisão de compra.

Fonte: Rock Content / DCora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.